quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Projeto de Identidade Funcional Biométrica

  Como foi publicado no post anterior, o Governo do Rio de Janeiro está preparando um projeto de identidade funcional biométrica de todos os 460 mil funcionários do Estado, ativos e inativos, a ser implantado a partir de julho do ano que vem.
   O objetivo principal é ter controle sobre a presença e a manipulação de dados do Estado. Os servidores receberão um cartão com chip em que estarão todas as suas informações funcionais, com a atualização automática de benefícios.
  Eles terão as suas impressões digitais e fotografias tomadas e armazenadas. Quando um policial militar for retirar uma arma de seu batalhão, por exemplo, dará seu cartão e precisará deixar sua impressão digital, para um controle mais efetivo.
  Além do projeto biométrico, o governo do Estado está desenvolvendo um sistema para modernizar a gestão de recursos humanos da secretaria, a fim de ter todos os dados dos servidores em arquivos digitais.
  O sistema atual, segundo a secretaria, está defasado e tem mais de duas décadas de funcionamento, o que obriga que eventuais alterações na folha de pagamento sejam feitas manualmente, caso a caso, o que facilita fraudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário