quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Jobim e Comandantes Militares Põem Cargo à Disposição


  O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os Comandantes das três Forças colocaram os cargos à disposição após o secretário de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, exigir a presença de Jobim na cerimônia do Programa Nacional de Direitos Humanos, semana passada. Teria ameaçado chamar os militares de “covardes”. O presidente Lula teve de intervir para evitar uma possível crise. 

A real causa

Decreto proposto pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, publicado no Diário Oficial da União no dia 22, propõe a criação da Comissão Nacional da Verdade, que investigaria violações aos direitos humanos durante a "ditadura militar".

Justificativa
Jobim e os Comandantes Militares criticaram o decreto por não incluir a investigação de excessos praticados por grupos da esquerda armada.

Passado é passado
O Ministro da Defesa disse ao presidente que não iria ao evento para ser coerente com sua opinião de não falar e esquecer o passado.

Solidariedade
O Brigadeiro Juniti Saito (Força Aérea) e o General Enzo Peri (Exército) prestaram imediata solidariedade ao Ministro Jobim.

Emergência
O Almirante Moura Neto (Marinha), que estava no Rio, foi chamado às pressas para discutir como agir em caso de referência aos militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário